A pandemia e os impactos na área de reciclagem dos resíduos sólidos

Atualizado: 24 de abr.




Considerado uma pandemia, o Coronavírus influencia nos aspectos sustentáveis: economia, sociedade e ambiente. No decorrer da crise, poderemos medir os impactos a curto, médio e longo prazo. Em contrapartida, vários especialistas visualizam os problemas que temos que minimizar, para que não nos afete futuramente.


Uma das maneiras mais eficientes para que a natureza não sofra com o aumento de resíduos ao solo, é o incentivo da diminuição de uso de produtos que possam gerar um grande volume de entulho. A separação dos resíduos produzidos também é uma ótima ação para ajudar o meio ambiente, buscando-se diferenciar o que pode ser reciclado e o que deverá ser classificado como rejeito.


As mudanças sociais e o impacto ambiental



Nesse período, como forma de prevenção, houve uma mudança na rotina das pessoas nas cidades: o isolamento social. Com a finalidade de evitar a proliferação do vírus, principalmente em grupos de risco.


Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a permanência das pessoas em suas residências será responsável por um aumento significativo na produção de resíduos, ampliando a atual 0,884kg/habitante/dia de resíduos sólidos gerados. Facilmente irá superar as quarenta mil toneladas que são geradas diariamente em algumas regiões brasileiras, e esses resíduos precisam ser recolhidos para receberem a destinação adequada.


Ainda de acordo com a ABRELPE, estima-se que, durante o período de quarentena, o aumento de resíduos sólidos domiciliares seja de 15 a 25% e os hospitalares seja multiplicado por 10 a 20 vezes.


A força tarefa precisa ser realizada em conjunto!


O esforço de não produzir muitos resíduos e separá-los deve ser realizado por todos. Precisamos compreender os efeitos da crise nas diferentes dimensões da sociedade para conseguirmos driblar essa crise e retornar ao funcionamento comum da sociedade.


Nesse período, a Formetais conta com a sua ajuda para agir pensando no coletivo, se manter bem informado e disseminar boas ações com seus familiares e amigos. Conheça nosso trabalho e fique ligado no nosso conteúdo!


Fernando Filho – Diretor Geral da Formetais

#Coronavírus #Pandemia #Reciclagem #Resíduos

3 visualizações0 comentário