4 dicas para amenizar a produção de resíduos nesse período de pandemia

Atualizado: 24 de abr.


Com o isolamento social, a estimativa é que a quantidade de resíduos aumente, portanto precisamos de soluções para não gerar entulho de maneira desenfreada.


Acompanhe as dicas



1. Ações para realizar com resíduos domésticos


Separe os resíduos em três tipos: resíduo orgânico, resíduo material não reciclável e reciclável. Também separe os resíduos orgânicos dos resíduos secos, lembre-se de utilizar sacos biodegradáveis.


Uma preocupação comum sobre o momento vivenciando é o descarte de luvas e máscaras de proteção que são usadas pela população. Esses materiais não devem ser jogados juntamente com resíduos recicláveis, pois podem estar contaminados e colocar a vida de outras pessoas em risco.


Apesar de estarem sempre com luvas e equipamentos de proteção, os colaboradores que zelam pela cidade estão expostos a vírus e outras bactérias, é muito importante deixar os seus resíduos em sacolas bem fechadas e sem rasgos.


2. O que fazer para descartar o lixo com segurança em domicílios com casos de Coronavírus confirmados ou suspeitos?


Em casos de domicílios com moradores com suspeita ou confirmação do vírus, o indivíduo doente não pode ter contato com o lixo. Os resíduos produzidos pelo paciente e por quem lhe presta assistência devem ser colocados em sacos plásticos resistentes e devidamente lacrados. O ideal é o resíduo ser envolvido por dois sacos plásticos lacrados e posteriormente ser destinado ao local dos resíduos comuns.


Lembre-se de apresentar os sacos para coleta nos dias e horários determinados na sua região. Animais de estimação não devem ter contato com os materiais que serão descartados. Acondicione seus resíduos de forma adequada para que os trabalhadores da limpeza urbana não tenham contado com os resíduos descartados.


3. Quando for ao supermercado, leve suas próprias sacolas!


Pense na saúde do meio ambiente quando for realizar suas compras, guarde as sacolas da compra para reutilizar nas próximas compras. Se você tiver sacola de tecido é ainda melhor, pois pode utilizá-las sempre que for ao supermercado. O plástico, se descartado de forma incorreta, leva até 100 anos para se decompor na natureza.


4. Atente-se ao material que você pode reutilizar


O vidro é um dos exemplos de material que pode ser reaproveitado depois de higienizado. Uma garrafa maior, por exemplo, pode se transformar em potes para guardar insumos, use sua criatividade. Vale lembrar que lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas e espelhos são exceções e por isso não dever ser misturados aos demais. Em casos de peças quebradas, embrulhe bem e coloque em uma caixa com aviso do que se trata.


Nesse período, a Formetais conta com você, nós te ajudamos a se manter bem informado e você nos ajuda compartilhando as boas ações com seus familiares e amigos. Fique por dentro do nosso conteúdo. Acesse nosso site e conheça a nossa Política Ambiental!


Fernando Filho – Diretor Geral da Formetais

#Pandemia #Reciclagem #ResíduosSólidos


3 visualizações0 comentário